O presidente do México, Enrique Peña Nieto, cancelou esta quinta-feira a reunião na Casa Branca com Donald Trump.
Os dois chefes de estado deveriam reunir-se a 31 de janeiro em Washington.
Peña Nieto informou, através de uma publicação no Twitter, que não irá comparecer à reunião com o presidente dos Estados Unidos.
Seguir
Enrique Peña Nieto ✔ @EPN
Esta mañana hemos informado a la Casa Blanca que no asistiré a la reunión de trabajo programada para el próximo martes con el @POTUS.
16: 48 - 26 jan 2017
Esta reação surge depois de Donald Trump ter ameaçado cancelar a reunião caso o México não aceite pagar o muro na fronteira com os EUA.
Já esta quinta-feira de manhã, Enrique Peña Nieto lamentou e reprovou a decisão de Donald Trump de ordenar a construção de um muro na fronteira comum, reiterando que não o vai pagar.
Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que há anos nos divide em vez de nos unir. O México não acredita em muros”, afirmou Enrique Peña Nieto, numa mensagem transmitida na quarta-feira pela televisão, em que reiterou que o México não vai arcar com as despesas do muro.
Todavia, o presidente mexicano reiterou, também através daquela rede social, a disponibilidade do seu país para colaborar com a administração Trump em prol dos interesses das duas nações.
Enrique Peña Nieto
México reitera su voluntad de trabajar con los Estados Unidos para lograr acuerdos en favor de ambas naciones.
16: 49 - 26 jan 2017
Trump diz haver "falta de respeito"
Reagindo à desmarcação do encontro por parte do presidente mexicano, Donald Trump considerou que o mesmo seria "infrutífero", porque há uma "falta de respeito" face aos Estados Unidos.
O presidente do México e eu concordámos em cancelar o encontro agendado para a próxima semana", sublinhou Trump em Filadéfia, falando numa reunião de congressotas Republicanos.
Justificando e reforçando a decisão tomada quarta-feira, de construir um muro na fronteira com o México, Donald Trump acusou os mexicanos de falta de consideração para com os Estados Unidos.
A menos que o México venha a tratar os Estados Unidos de uma forma justa - com respeito - esse encontro seria infrutífero. E eu pretendo seguir um outro caminho", referiu Donald Trump.
Aos congressistas republicanos, Trump voltou ainda a relembrar que serão os mexicanos a suportar a construção do muro que pretende construir na fronteira.
Já disse, vezes sem conta, que o povo americano não irá pagar o muro", frisou o presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário